habitável - перевод на
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

habitável - перевод на

ÓRBITAS ONDE OS PLANETAS PODEM TER ÁGUA DE SUPERFÍCIE LÍQUIDA
Planeta habitável; Planetas habitáveis; Zonas habitáveis; Zona de Goldilocks

житель ; жительница      
habitante (m), (f)
обитаемый      
habitado
hab.      
(habitantes) жители

Определение

Habitável
adj.
Próprio para se habitar.
Que póde servir para habitação.
(Lat. habitabilis)

Википедия

Zona habitável

Em astronomia e astrobiologia, a zona habitável, ou zona habitável circunstelar, é a faixa de órbitas em torno de uma estrela dentro da qual uma superfície planetária pode suportar água líquida com pressão atmosférica suficiente. Os limites da zona habitável são baseados na posição da Terra no Sistema Solar e na quantidade de energia radiante que ela recebe do Sol. Devido à importância da água líquida para a biosfera da Terra, a natureza da zona habitável e os objetos dentro dela podem ser fundamentais para determinar o escopo e a distribuição de planetas capazes de sustentar vida extraterrestre e inteligência semelhantes à Terra.

A zona habitável também é chamada de goldilocks zone (zona cachinhos dourados), uma metáfora, alusão e antonomásia do conto de fadas "Goldilocks and the Three Bears" (Cachinhos Dourados e os Três Ursos), em que uma menina escolhe entre conjuntos de três itens, ignorando os que são muito extremo (grande ou pequeno, quente ou frio, etc.) e escolhendo o do meio, que é "justo".

Desde que o conceito foi apresentado pela primeira vez em 1953, muitas estrelas foram confirmadas como possuindo um planeta na zona habitável, incluindo alguns sistemas que consistem em vários planetas na zona habitável. A maioria desses planetas, sejam super-Terras ou gigantes gasosos, são mais massivos que a Terra, porque os planetas massivos são mais fáceis de detectar. Em 4 de novembro de 2013, os astrônomos relataram, com base nos dados do Kepler, que poderia haver até 40 bilhões de planetas do tamanho da Terra orbitando nas zonas habitáveis de estrelas semelhantes ao Sol e anãs vermelhas na Via Láctea. Cerca de 11 bilhões deles podem estar orbitando estrelas semelhantes ao Sol. Proxima Centauri b, localizado a cerca de 4.2 anos-luz (1.3 parsecs) da Terra na constelação de Centaurus, é o exoplaneta mais próximo conhecido e está orbitando na zona habitável de sua estrela. A zona habitável também é de particular interesse para o campo emergente de habitabilidade de satélites naturais, porque luas de massa planetária na zona habitável podem superar em número os planetas.

Nas décadas seguintes, o conceito de zona habitável começou a ser desafiado como critério primário para a vida, de modo que o conceito ainda está em evolução. Desde a descoberta de evidências de água líquida extraterrestre, acredita-se que quantidades substanciais dela ocorram fora da zona habitável. O conceito de biosferas profundas, como a da Terra, que existem independentemente da energia estelar, agora são geralmente aceitos na astrobiologia, dada a grande quantidade de água líquida conhecida por existir nas litosferas e astenosferas do Sistema Solar. Sustentada por outras fontes de energia, como aquecimento de maré ou decaimento radioativo ou pressurizada por meios não atmosféricos, a água líquida pode ser encontrada mesmo em planetas órfãos ou em suas luas. A água líquida também pode existir em uma ampla gama de temperaturas e pressões como solução, por exemplo, com cloretos de sódio na água do mar na Terra, cloretos e sulfatos em Marte equatorial, ou amoniatos, devido às suas diferentes propriedades coligativas. Assim, o termo Goldilocks Edge (Borda Cachinhos Dourados) também foi sugerido. Além disso, outras zonas circunstelares, onde solventes não-água favoráveis à vida hipotética com base em bioquímicas alternativas poderiam existir na forma líquida na superfície, foram propostas.